Latino Americano

26 abr

Devendra Banhart. Esse nome foi sugestão do meu amigo Mario, que, quando soube do meu blog, me disse que tinha um cara que fazia um som muito bom, que gostava de música brasileira e era bem excêntrico.

De fato. Devendra é um rapaz de 29 anos, nascido nos EUA, Texas, e criado na Venezuela, considerado um artista do movimento New Weird America – FolkPsicodélico, Indie, Psicodelia do século XXI. Devendra às vezes canta em inglês, outras em espanhol, mas sempre com a atenção focada nos arranjos do violão, estrela de suas músicas – como costuma ser no folk.

Devendra Banhart

Pois é. Agora que viu essa foto, você deve estar entendendo o porque do “bem excêntrico”, né? A verdade é que Devendra não tem padrões na sua música, nem na sua maneira de se vestir. Pode aparecer assim, meio “mulher; ou meio “hippie”, com os cabelos desgrenhados e uma boina no topo da cabeça; ou bem “arrumadinho”, com uma aparência mais comum.

Já na música, cada uma tem o poder de me transportar para um lugar diferente. Carmensita (a primeira que ouvi) – do álbum Smokey Rolls Down Thunder Canyon 2007- de início me leva pra cena de algum filme, em que o ator principal está meio desolado num dia de chuva; mas logo depois dos primeiro 50 segundos, dá uma virada e me transporta para as festas latinas que nunca fui. Já o clipe da música nos remete a outros locais, uma coisa meio indiana, meio psicodélica. Confere aí:

Ps: É, a atriz é Natalie Portman. Ex-namorada do rapaz.

Em 2007, uma das participações do já citado álbum “Smokey Rolls Down Thunder Canyon” foi o cantor/compositor Amarante, na canção “Rosa”. Acho que aí fica comprovada a afirmação do Mario, ao dizer que Devendra é admirador da música brasileira (aliás, quem não é?). Outro exemplo é a participação de Devendra no show da volta dos Mutantes, no Barbican Teathre, em Londres, 2006.

Ano passado, Devendra lançou seu nono e novo disco “What We Will Be”, com 14 faixas, que também conta com a participação de Amarante.

Devendra e o Violão

Se você ficou curioso, dá uma conferida no links aqui embaixo. Mas se não ficou – ou se já conhecia e isso tudo foi como um dejavú pra você – confere mesmo assim. Só o site oficial do cara já vale a pena. É bem legal!

Devendra Banhart – What We Will Be – 2009

1. Can’t Help But Smiling
2. Angelika
3. Baby
4. Goin’ Back
5. First Song for B
6. Last Song for B
7. Chin Chin & Muck Muck
8. 16th & Valencia Roxy Music
9. Rats
10. Maria Lionza
11. Brindo
12. Meet Me At Lookout Point
13. Walilamdzi
14. Foolin’

Site Oficial

Myspace

Uma resposta to “Latino Americano”

  1. Caroline abril 26, 2010 às 11:06 pm #

    Bela, muito bom teu blog.
    E sobre esse post: Devendra deveria mesmo tá por aqui.
    Ele é muitooooo bom.

    ;D

    cheiro, flor.

Deixe um comentário